O Projeto

PROJETO ILHAS VERDES - FASE II

Frente ao contexto de degradação ambiental do município de Bonito/MS e considerando a dificuldade enfrentada por muitas instituições em recuperar áreas degradadas ocupadas pelo capim braquária, nos últimos dois anos o IASB desenvolveu um projeto de recuperação florestal em três microbacias da região.
Denominado Projeto Ilhas Verdes - Fase I, teve a finalidade de pesquisar uma metodologia que teve como princípio reduzir a necessidade de manutenção do capim braquiária nas áreas plantadas. Como o capim demorou a nascer próximo às mudas, foi possível fazer as manutenções em períodos entre cinco a seis meses após plantio, o que barateou os custos da atividade, somado ainda à diminuição do número de mudas plantadas por hectare. Por ter alcançado estes benefícios sem exaurir o produtor rural, o projeto foi bem aceito na região.
Assim, a segunda fase do Projeto Ilhas Verdes pretende ampliar as ações de recuperação florestal iniciadas na fase I, estendendo-a para os diferentes cursos d'água pertencentes à Bacia Hidrográfica do rio Formoso, principal bacia do município de Bonito, colaborando não só com a conservação da natureza, mas agora, incluindo a orientação ao produtor rural para que mantenha sua propriedade produtiva e ambientalmente adequada. Todos os envolvidos receberão apoio e orientação técnica para a implantação da metodologia de plantio e para melhorias na produtividade. A ideia é buscar a desmitificação do pensamento de que produção é uma coisa e conservação é outra.
Visando envolver mais os produtores, o projeto promoverá ainda ações de integração e geração de conhecimento, como dias de campo, cursos e intercâmbios. Eventos educativos voltados para a sensibilização da comunidade urbana também serão realizados em datas comemorativas, no Dia da Árvore e no Dia Mundial do Meio Ambiente, envolvendo este público nas questões ambientais do município. Eventos técnicos também serão realizados, buscando envolver os projetos ligados ao Programa Petrobras Ambiental na Linha de Fixação de Carbono por meio de um Seminário.
O IASB acredita que este projeto irá consolidar todas as ações e resultados obtidos na primeira fase do Projeto Ilhas Verdes, onde suas ações servirão de modelo de recuperação florestal e educação ambiental para outras regiões.
Related Posts with Thumbnails